Pages

Labels

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Olhar Digital: Tecnologia e educação de forma simplificada

Parceria entre Microsoft e Intel facilita informatização de escolas:

Indaiatuba, no interior de São Paulo, é uma das cidades-modelo no Brasil quando o assunto e tecnologia empregada em sala de aula.

Todas as escolas municipais, que juntas atendem cerca de 12 mil alunos, estão equipadas com o que há de mais moderno. Lousas eletrônicas, laboratórios de informática, classmate Pcs - um para cada aluno. E não e só dentro da sala de aula que as escolas ganharam reforço tecnológico. Na secretaria, o controle de notas e presença foi todo informatizado com a ajuda de programas desenvolvidos especialmente para isso. Até o pedido de merenda foi centralizado em uma plataforma própria e, hoje, todos os comunicados entre a secretaria de educação e as escolas são realizados via email. Investimento alto, mas que certamente traz resultados.





As instituições poderão adquirir pcs, clasmates, laptops, servidores, tudo de uma forma facilitada. Um financiamento através do BNDES permite parcelamento em até 36 vezes e taxa de 1 por cento ao mês. Alem disso, o pacote engloba todo o treinamento e acompanhamento dos professores.


A simplificação não fica só na área de tecnologia, de conteúdos, de softwares, de treinamentos de professores. A simplificação vai também para as escolas a para as próprias secretárias de educação, que têm a oportunidade de fazer o pagamento parcelado por meio do BNDES.

A Microsoft vai oferecer a parte de software e conteúdo. São programas desenvolvidos sob medida para uso em sala de aula e também no ambiente administrativo. Existe uma solução em que o professor está se comunicando com cada aluno, vendo se ele está fazendo o exercício certo, se ele está entrando no site correto, compartilhando a máquina do aluno com o resto da classe. Então isso tudo são soluções de software que nós trabalhamos juntamente com a Intel, diz a gerente de estratégias de educação da Microsoft, Silvia Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário