Pages

Labels

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tecnologia na Aula de Inglês - Learning english with computers, softwares and internet

As etapas normalmente realizadas durante uma aula de inglês como explanação de conteúdos, atividades lúdicas, exercícios escritos e orais podem ser desenvolvidas e aplicadas através da utilização de ferramentas tecnológicas como multimídia, processador de texto e etc.
As metodologias atuais e os métodos áudios-visuais abrem caminho para a introdução de novas ferramentas na sala de aula e cabe ao professor aproveitar a oportunidade e incluir ferramentas digitais na elaboração e prática de atividades, não deixando de focalizar o desenvolvimento das habilidades propostas pela metodologia da escola.
Porque não transferir as atividades pedagógicas aplicadas através da utilização da lousa para arquivos em multimídia refletidos através de um projetor?  Que tal a utilização de softwares educacionais de ensino de línguas para estimular a oralidade em sala de aula? Ou mesmo para estudar gramática de forma mais divertida e lúdica?
A Internet favorece a pesquisa e, portanto, não há limites para o uso de ferramentas tecnológicas e para a elaboração de aulas divertidas e dinâmicas. O conteúdo disponível on-line é vasto, porém não deixa de ser necessário e muito importante a avaliação destes materiais, tarefa indispensável para a seleção de conteúdos lingüísticos favoráveis ao ensino e aprendizagem da língua inglesa.
Os softwares educacionais de línguas e outros elementos visuais e sonoros acompanhados de conteúdos lingüísticos pertinentes apóiam o aprendizado. A aquisição deste tipo de software enriquece os materiais da escola e oferece aos alunos a oportunidade de interação com a língua inglesa através de atividades dinâmicas e muito lúdicas, as quais, certamente estimulam o aprendizado da língua estudada.
O uso da tecnologia na educação favorece o ensino e aprendizado e estimula o interesse do aluno em relação aos conteúdos, no entanto, é importante não excluir as aulas de inglês da era digital e começar a utilizar mais os recursos tecnológicos disponíveis para ensinar a língua inglesa.
Contudo, acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e do mundo não é atitude somente para empresários e grandes empresas, os professores de inglês juntamente com as escolas de idiomas também devem se antecipar às mudanças da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário