Pages

Labels

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MÍDIAS E MULTIMÍDIAS

MÍDIAS E MULTIMÍDIAS

Percebe-se que a tecnologia tem crescido e tem facilitado muito nosso dia a dia. Sendo assim, precisamos ficar atentos ao significado delas e as mudanças que surgem todos os dias.

De acordo com o conteúdo disponibilizado aos estudantes no portal da UAB-FURG, a palavra “Mídia” é um termo utilizado em comunicação e pode apresentar vários significados nos meios de comunicação, como veículo de comunicação, comunicação de massa e na área da publicidade. Já o termo “Multimídia” é o uso combinado de diferentes tipos de mídias na comunicação - texto, áudio, imagem estática (fotografia, ilustração) ou em movimento (vídeo, animação) e também se refere a tecnologias computacionais para criar, armazenar, manipular, utilizar e experimentar conteúdos multimídia.
Segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1999), na esfera da informática, multimídia significa:

combinação de diversos formatos de apresentação de informações, como textos, imagens, sons, vídeos, animações, etc., em um único sistema.”

Ferreira (1999) define multimídia como:
“Qualquer recurso de comunicação que utilize mais de um canal de comunicação.”

Assim, na minha concepção, mídia e multimídia significam várias formas, meios que carregam conteúdo, meios de comunicação, ou seja, vários meios com um fim: transmitir conhecimento e aprendizagem, pois um recurso de multimídia pode transmitir uma informação de várias maneiras, utilizando vários recursos. Estes meios possuem várias utilidades, como reproduzir vídeo, música, ouvir trechos de discursos atuais ou do passado, imagens fixas ou animadas.
Sabemos que a multimídia é uma grande promessa para a educação, já que são recursos onde o objetivo pode ser melhor alcançado e absorvido e onde o professor pode interagir com os alunos mais do que nas aulas tradicionais.
As mídias e multimídias podem estar presentes na sala de aula cotidianamente, com o intuito de entusiasmar, facilitar o aprendizado e estimular a busca de mais informação sobre um assunto, porém o cuidado para não “matar tempo” deve ser tomado. É preciso planejar com atenção e formar estratégias para a utilização da mesma. Por isso, é importante que o profissional esteja capacitado para o uso e desenvolvimento das tecnologias, para que saiba aproveitar todo o recurso disponível com sucesso.




REFERÊNCIAS

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário