Pages

Labels

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

sábado, 8 de outubro de 2011

ALUNO CDF 2011

Nos três últimos sábados, 24/09, 01 e 08/10/10 a Escola onde trabalho, CONSELHEIRO MAFRA, participou da Gincana de Conhecimento -  Aluno CDF - " Conquistador do Futuro " promovido pela rádio Atlântica e Colégio Univille.

Alunos de 17 escolas de Ensino Médio de Joinville mostraram estar afiados nas questões elaboradas pelos professores das licenciaturas da Universidade e do Colégio da Univille.


As 6 escolas finalistas são Osvaldo Aranha, Maestro Francisco Manuel da Silva, Conselheiro Mafra, Jandira D'Ávila, Martins Veras e Jorge Lacerda.

Na primeira etapa ficamos em 2º lugar, na segunda etapa em 1º lugar e na etapa final NOS TORNAMOS OS VENCEDORES, LEVANDO O 1º LUGAR NA COLOCAÇÃO!

Parabéns aos alunos, os grandes conquistadores deste prêmio!Valeu o empenho e dedicação!
E Parabéns aos professores que estiveram presentes, dando todo o apoio necessário os CDFs do Conselheiro Mafra!

"Conhecimento nunca é demais, e ninguém tira ele de você!"

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Morre Steve Jobs, fundador da Apple

Criador da Apple impôs visão de simplicidade no mercado da tecnologia.Morreu nesta quarta-feira (5) aos 56 anos o empresário Steven Paul Jobs, criador da Apple, maior empresa de capital aberto do mundo, do estúdio de animação Pixar e pai de produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/10/morre-steve-jobs-fundador-da-apple.html

MÍDIAS E MULTIMÍDIAS

MÍDIAS E MULTIMÍDIAS

Percebe-se que a tecnologia tem crescido e tem facilitado muito nosso dia a dia. Sendo assim, precisamos ficar atentos ao significado delas e as mudanças que surgem todos os dias.

De acordo com o conteúdo disponibilizado aos estudantes no portal da UAB-FURG, a palavra “Mídia” é um termo utilizado em comunicação e pode apresentar vários significados nos meios de comunicação, como veículo de comunicação, comunicação de massa e na área da publicidade. Já o termo “Multimídia” é o uso combinado de diferentes tipos de mídias na comunicação - texto, áudio, imagem estática (fotografia, ilustração) ou em movimento (vídeo, animação) e também se refere a tecnologias computacionais para criar, armazenar, manipular, utilizar e experimentar conteúdos multimídia.
Segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1999), na esfera da informática, multimídia significa:

combinação de diversos formatos de apresentação de informações, como textos, imagens, sons, vídeos, animações, etc., em um único sistema.”

Ferreira (1999) define multimídia como:
“Qualquer recurso de comunicação que utilize mais de um canal de comunicação.”

Assim, na minha concepção, mídia e multimídia significam várias formas, meios que carregam conteúdo, meios de comunicação, ou seja, vários meios com um fim: transmitir conhecimento e aprendizagem, pois um recurso de multimídia pode transmitir uma informação de várias maneiras, utilizando vários recursos. Estes meios possuem várias utilidades, como reproduzir vídeo, música, ouvir trechos de discursos atuais ou do passado, imagens fixas ou animadas.
Sabemos que a multimídia é uma grande promessa para a educação, já que são recursos onde o objetivo pode ser melhor alcançado e absorvido e onde o professor pode interagir com os alunos mais do que nas aulas tradicionais.
As mídias e multimídias podem estar presentes na sala de aula cotidianamente, com o intuito de entusiasmar, facilitar o aprendizado e estimular a busca de mais informação sobre um assunto, porém o cuidado para não “matar tempo” deve ser tomado. É preciso planejar com atenção e formar estratégias para a utilização da mesma. Por isso, é importante que o profissional esteja capacitado para o uso e desenvolvimento das tecnologias, para que saiba aproveitar todo o recurso disponível com sucesso.




REFERÊNCIAS

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

É possível ser moderno só com lápis e papel?

A cena imaginária se passa no final da década de 80, em uma sala de aula de uma escola primária da antiga União Soviética.
A professora, segurando um computador em cada mão, pergunta:
— Bem, crianças. Eu tenho um computador nessa mão e outro nessa mão aqui. Quantos computadores eu tenho ao todo?
A piada permite imaginar um caso extremo, em que nenhum dos recursos do computador é explorado.
Usando os termos de Piaget, poderíamos dizer que, no exemplo, a escola "assimilou" completamente os computadores, sem de forma alguma "acomodar-se" ao seu grande potencial para transformar suas práticas.
Vejamos agora um outro exemplo, real, em que, muito antes da invenção dos computadores, um grande educador nos dá uma ótima idéia sobre como eles podem ser aproveitados na escola do século XXI.
Esse educador é o francês Celéstin Freinet (1896-1966). Ferido no pulmão durante a Primeira Guerra Mundial, vamos encontrar Freinet, por volta de 1925, sem fôlego nem paciência para passar o dia dando aulas para os filhos de camponeses pobres, seus alunos, nas aldeias do sul da França. Conhecedor das idéias da Escola Ativa (conhecida entre nós como Escola Nova), Freinet buscava uma saída que mudasse toda a dinâmica de sua classe. A solução veio com uma revolução: Freinet comprou uma velha imprensa, dessas de fazer jornais, e colocou-a no coração de sua sala. As crianças começaram a montar textos, contando seus passeios pela aldeia, seus sonhos, seu mundo.
Os textos eram compostos e impressos até pelas crianças ainda não-alfabetizadas. Logo, os alunos de Freinet trocavam, pelo correio tradicional, textos, desenhos e poesias com escolas da França, de outros países da Europa e até da África. Assim, Freinet criou, antes de 1930, uma técnica simples e revolucionária, chamada por ele de "correspondência interescolar", que traz resultados educativos excelentes sempre que é experimentada.
O exemplo de Freinet, contrastado com a anedota que abre este pequeno artigo, nos leva a perguntar: será que é possível sermos modernos (ou "pós-modernos") só com lápis e papel, e antiquados até mesmo com os últimos e melhores computadores? Mas é claro que os computadores são ferramentas que facilitam a realização de mudanças positivas nas escolas e em seus métodos. Freinet, por exemplo, que gostava de novas tecnologias, certamente ficaria encantado com as possibilidades de comunicação e expressão oferecidas pelos computadores, programas de autoria, editores de texto, recursos multimídia e de impressão e, especialmente, com a facilidade em trocar mensagens e materiais via Internet.
Hoje os computadores e a Internet permitem que escolas de diferentes lugares se comuniquem entre si cada vez mais. Com as novas tecnologias, ficou muito mais fácil realizar o sonho de Freinet: criar uma rede de escolas em que boa parte das atividades das crianças consiste em produzir materiais e textos para serem trocados com crianças de outros lugares.
Certamente, ao ingressarmos no século XXI, vale a pena continuar buscando inspiração em Freinet e em outros pioneiros que, com limitados recursos técnicos, apontaram novos caminhos para as práticas educativas em nossas escolas.

Fonte: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/artigos/leitura.html?newsID=6203d7900d1d4642a17e095f062ed310

Dia do Cidadão da Paz.

Olá!

Hoje, dia 05/10, comemoramos o Dia do Cidadão da Paz em Santa Catarina.
Devemos refletir e sensibilizar para uma cultura de PAZ, visando substituir a cultura da violência instalada na sociedade pela cultura de paz.
"Haja Paz na Terra a começar por mim..."
 
Notícias: